Volte sempre! Siga o Blog! Abraços da Doutora!!!

domingo, 26 de dezembro de 2010

De médico e de louco....todo mundo tem um pouco.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como: o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.
Ou seja, de perto ninguém é saudável...risos.
Mas toquei nesse assunto para contar a estória de um paciente que atendi no ambulatório do SUS nessa semana de Natal.
Um jovem de 42 anos e uma aparência muito simpática. Era uma tarde bem quente e ele trajava uma blusa de frio. Quando entrou no consultório imaginei que o paciente estaria com alguma patologia que estivesse causando febre. Mas me enganei, pois a principio sua única queixa foi dores nas pernas.
Iniciei então as perguntas direcionadas para o caso. E ele foi relatando que sentia dores de tanto subir e descer escadas, pois há dois anos ele estava construindo sozinho uma república para alugar. E sempre repetia que não contava com a ajuda de ninguém na obra, pois ele sabia fazer todos os tipos de serviço necessário em uma construção. Comecei a achar estranho e perguntei:
- E o senhor já terminou a obra?
- Não! Tirei três meses de férias. Tem três meses que eu só durmo e corro na praça pra ver se minha perna melhora ou estraga de vez!
- Sei. E quem está na obra?
- Ninguém. Fechei com o cadeado.
- E suas pernas...há quanto tempo vem te incomodando?
- Tem pouco tempo. Mas eu vim aqui mesmo porque eu assisti uma reportagem na televisão que mostrava um vidrinho de células e dizia que era bom para as pernas. A senhora viu também?
- Sim.
- E a senhora pode me dar uma injeção daquelas células para minha perna ficar forte?
- Olha, aquelas células não tem para vender. São usadas pelos pesquisadores em estudos.
- Humm. E a senhora não tem nenhum amigo pesquisador que pode te emprestar um vidrinho para usar em mim? Eu volto aqui semana que vem e você faz a injeção.
- Olha, eu não me lembro de nenhum amigo pesquisador no momento.

Fez alguns segundos de silêncio e mudou de assunto.

- Doutora. Eu tenho também essas manchinhas aqui no meu braço (suspendeu a manga da blusa para mostrar). Já fui na Dermatologista, mas ela disse que só trata com laser. Nossa era caro demais o tratamento. Ai fui em uma loja e olhei o aparelho de laser para comprar.
- Você olhou o aparelho para comprar?

- Sim. Pensei em comprar o aparelho e me tratar em casa mesmo. Mas era caro demais, então desisti. Depois pensei que poderia comprar e tratar outras pessoas, mas lembrei que elas poderiam ter melanoma, né. Ai desisti novamente. Eu hein.... sei lá.... esse negócio de melanoma é perigoso.... “mela” tudo, né doutora. Depois vou sair por ai melando as pessoas.

E eu calada olhando para ele sem nenhuma reação.
Então ele rapidamente levanta da cadeira e diz:

- Então é isso, Doutora! Semana que vem eu volto para ver se você lembrou de algum amigo pesquisador. Eu quero o vidrinho de células, hein!

2 comentários:

Rocelma Reis disse...

Jesus amado... nem tenho o que comentar! Falta juízo na cabecinha desse rapaz... ai ai...

Drika disse...

Achei seu blog por acaso e me deparei com essa historia estou rindo até agora definitivamente ele não está bem de saúde, já estou te seguindo amei se blog
jsss drika
http://jardimdadrika.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails