
Resolvi dedicar um espaço do blog para contar técnicas que eu não aprendi nos livros e nem nos bancos de sala de aula, mas sim na vida. Toda vez que for contar algo sobre esse assuntou vou colocar o título: Ajudando a entender.
São técnicas desenvolvidas por mim sempre com um único objetivo: qualidade de atendimento. O que sempre reflete em uma ótima relação médico-paciente.
Hoje no “Ajudando a entender” eu vou contar sobre a grande dificuldade que eu percebi que muitos pacientes têm de entender números. Comecei a observar isso através daqueles mais questionadores que sempre gostam de perguntar sobre resultados de alguns exames. Notei que a dificuldade maior surgia quando o resultado era um número decimal.
Então eu desenhei uma régua com números bem legíveis e deixei guardada. Sempre que surgia uma situação que necessitava de explicação ela entrava em cena. Mas.... percebia que o paciente mesmo afirmando que havia entendido ficava com cara de paisagem!
Foi então que tive a idéia de mudar a metodologia. Abandonei minha régua! E fiquei aguardando para colocar o novo método em prática.
Chegou o dia! Era um exame que para ser positivo o valor deveria ser maior que um ( >1) e o resultado do paciente era 0,30. Recordo que ele chegou apavorado no consultório achando que o exame dele era um SUPER POSITIVO, porque tinha dado 30! Ele ignorou o zero e a virgula!
Ai eu expliquei assim p ele:
- Vamos pensar em dinheiro! Para seu exame ser positivo tem que dar 1 real. O seu deu 30 centavos. Ainda falta algumas moedas para juntar para conseguir 1 real, não falta?
E o paciente respirou extremamente aliviado. E definitivamente notei que fui entendida! E que não era só ele que ignorava o zero e a vírgula... muitos faziam isso.
Agora eu só explico usando o exemplo do dinheiro!