Volte sempre! Siga o Blog! Abraços da Doutora!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Ajudando a entender" 1: Os números



Resolvi dedicar um espaço do blog para contar técnicas que eu não aprendi nos livros e nem nos bancos de sala de aula, mas sim na vida. Toda vez que for contar algo sobre esse assuntou vou colocar o título: Ajudando a entender.

São técnicas desenvolvidas por mim sempre com um único objetivo: qualidade de atendimento. O que sempre reflete em uma ótima relação médico-paciente.

Hoje no “Ajudando a entender” eu vou contar sobre a grande dificuldade que eu percebi que muitos pacientes têm de entender números. Comecei a observar isso através daqueles mais questionadores que sempre gostam de perguntar sobre resultados de alguns exames. Notei que a dificuldade maior surgia quando o resultado era um número decimal.


Então eu desenhei uma régua com números bem legíveis e deixei guardada. Sempre que surgia uma situação que necessitava de explicação ela entrava em cena. Mas.... percebia que o paciente mesmo afirmando que havia entendido ficava com cara de paisagem!


Foi então que tive a idéia de mudar a metodologia. Abandonei minha régua! E fiquei aguardando para colocar o novo método em prática.

Chegou o dia! Era um exame que para ser positivo o valor deveria ser maior que um ( >1) e o resultado do paciente era 0,30. Recordo que ele chegou apavorado no consultório achando que o exame dele era um SUPER POSITIVO, porque tinha dado 30! Ele ignorou o zero e a virgula!

Ai eu expliquei assim p ele:

- Vamos pensar em dinheiro! Para seu exame ser positivo tem que dar 1 real. O seu deu 30 centavos. Ainda falta algumas moedas para juntar para conseguir 1 real, não falta?

E o paciente respirou extremamente aliviado. E definitivamente notei que fui entendida! E que não era só ele que ignorava o zero e a vírgula... muitos faziam isso.

Agora eu só explico usando o exemplo do dinheiro!

4 comentários:

Helena disse...

Oi! Vim retribuir a visita.
Eu não tenho foto do acabamento da minha cortina. Até porque como disse no post, eu tirei ela da porta. Mas é um varão de cortina normal, branco e fino. Onde amarrei as fitas. Bem simples.
Ela vai pra casa da minha mãe. Assim que eu colocar tiro uma foto e mostro pra vc. tá?
Obrigada e volte sempre.

Eliane Carvalhaes disse...

Comparações com dinheiro são oooootimas!! hehehe

Eliane Carvalhaes disse...

nãaaaaaaaaaaooooooooooooo acreditooooooooooooo, que eu consegui postaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrr, uhuuuuuuuuuuu
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Doutora disse...

Helena...obrigada pela atenção e carinho...vou aguardar a fotinha.
Eliane.... aleluia!!! Conseguiu!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails