Volte sempre! Siga o Blog! Abraços da Doutora!!!

sábado, 3 de julho de 2010

Lista de Espera


Essa história tinha tudo para virar um caso de policia, mas achei melhor transformá-la em uma pérola. Na verdade esse episódio ocorreu em 2009. Não pretendia dedicar um espaço no meu blog para contar coisas dessa natureza. Mas essa semana aconteceu o desfecho desse caso de uma forma tão surpreendente e inesperada por mim que eu acho que vai ser interessante contar como uma lição de vida...e também para mostrar que nem tudo são flores na nossa profissão. Afinal...toda flor tem seu espinho!

Bom, final de 2009 eu fui agredida por uma paciente. Já era quase o final do meu expediente e essa paciente entrou na minha sala gritando comigo dizendo que eu estava privilegiando pessoas e deixando o atendimento dela por ultimo só para prejudicá-la. Com toda calma eu tentei mostrar que havia uma lista no computador com a seqüência de atendimento por ordem de chegada e que essa ordem não poderia ser alterada por mim. Mas inconformada...foi aumentando o tom de voz e ficando cada vez mais agitada. Até que bateu as mãos na minha mesa, pegou todos os meus carimbos e arremessou contra minha cabeça, derrubou minha mesa no chão, veio na minha direção puxou meu jaleco e armou a mão para dar um murro....mas desistiu e saiu me xingando de “santa a rapadura”.

Todas as medidas judiciais foram tomadas, mas esse não é o foco da pérola.

Depois desse episódio eu desenvolvi um método para organizar meu atendimento. Eu já até comentei aqui no blog na Pérola “Um tapinha dói sim”. È uma lista com os nomes na ordem em que será realizado o atendimento...que fica colada na porta pelo lado de fora. Todos os dias eu faço esse ritual! Esse método deu certo, os pacientes ficam mais calmos, pois sabem exatamente sua posição na fila de espera.

Mas o motivo que me fez despertar o desejo de contar essa pérola foi que durante todos esses meses, todos os dias ao fazer essa lista eu procurava o nome da tal paciente que me agrediu. Isso mesmo... eu nunca me esqueci o nome dela!!!! Nome e sobrenome! Mesmo acreditando que a possibilidade dela voltar a consultar comigo era remota (na minha opinião)...eu observava todos os dias se o nome dela estava na lista!

E.... para minha surpresa (ruim...pq aprendi que nem toda surpresa nessa vida é boa) e espanto.... essa semana o nome da “Amy Winehouse ”estava na lista. Consultei os arquivos do computador para conferir com o dia da agressão: era ela! Fui até a recepção para reconhecer a “carinha” dela: positivo. Voltei para o consultório pensativa sobre qual conduta adotar: passar o caso para um colega? Atender a paciente e fazer que não lembrava de nada?

Deixei os policiais da unidade em alerta e comecei o atendimento do dia. Ela era a 14° paciente. Quando chegou o momento, respirei fundo e chamei! Notei que ela entrou armada, querendo descobrir se eu lembrava ou não do episódio. Fui profissional. Atendi com toda atenção que dedico a qualquer paciente. Nisso ela foi relaxando, se sentindo dona do pedaço. Pediu para aferir pressão, pediu para fazer o tal check up...mas nunca imaginava que eu já estava ali com a ficha completa dela! Acabou a consulta. E eu perguntei:

- Eu posso te ajudar em mais alguma coisa?
- Não.
- Então eu gostaria de te fazer uma pergunta. Você viu aquela lista lá fora com os nomes na ordem em que será realizado o atendimento?
-Sim.
-Você gostou dela?
- Sim.
- Então, eu hoje queria te agradecer por uma coisa. Por você ter me agredido ano passado!

Nesse momento eu queria que tivesse uma câmera naquele consultório, porque eu não me conformo de ter sido a única pessoa a ter visto a cara que ela fez!!!!! E prossegui:

- Te agradecer, porque foi depois da sua agressão que surgiu a minha idéia de criar essa lista de espera. E através dessa lista eu sou conhecida e recebo inúmeros elogios tanto dos meus pacientes quanto da direção dessa unidade de saúde. Eu queria te dizer muito obrigada.

Eu acho que ela não volta mais para mostrar os resultados dos exames. Mas se voltar espero que tenha pelo menos amadurecido um pouco com tudo isso.

OBS: A ilustração representa meu estado de espirito com o "the end". E também para deixar o ambiente mais light, porque essa pérola foi tensa, aff

3 comentários:

Unknown disse...

Caramba, pirei pra essa dona ai viu! Se ela voltar receita óleo de peroba pra ela passar na cara Doutora!

Jânio César disse...

Ehh Doutora, não tem chuva que não lave a calçada!
Sei que muitas pessoas são grossas por natureza ( ou mesmo sem equilibrio ), mas poucas destas pessoas sabem que depois so furacão que são capazes de fazer, nos deixam grandes lições.

Acho q você não deve ter sido a primeira (nem a ultima) a ser atendita por um delegado, mas é uma das poucas a meditar e elevar seu trabalho.

Adorei a lista na porta, fantastico!! Sim, isso é respeito aos pacientes!

Você é unica Doutora!

Abraços do Hippie

Jânio César disse...

Ahhh Doutora, ela ainda vai voltar sim, esta se 'coçando' para pedir desculpas!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails